Ânima Instituto de Estudos Junguianos

Simpósio da Primavera  

I – Psicologia Junguiana e Infância – 2011 

  • A Infância e a Psicologia analítica; 
  • O Arquétipo da Grande Mãe e o Desenvolvimento da Consciência, segundo Erich Neumann; 
  • Mitologia e Infância – Pensando profilaticamente;  
  • Psicossomática, Tipologia, Policrestos Homeopáticos e Alquimia;
  • A Família e a Saúde Mental da Criança; 
  • Criança, Individuação, Sociedade e Modernidade; 
  • Psicopatologia na infância e Psicologia Analítica; 
  • Sonhos Infantis.   

 

II – Máscaras: A Persona e o Desenvolvimento da Personalidade – 2012  

  • Individuação e formação do ego; 
  • Desenvolvimento da Personalidade de vários autores Junguianos: Frances Wickes, Erich Neumann e Michael Fordham; 
  • Correlação com outros importantes teóricos, como Freud, Winnicott, Erickson, Bowlby, Harlow, Ainsworth e Spitz. 

 

III – O Ser Consciente – 2013   

  • Ser consciente – o Processo ;
  • Os conflitos de vier em sociedade;  
  • O reconhecimento de si mesmo; 
  • Culpa, vergonha, recolhimento das projeções; 
  • Trabalho vivencial;  
  • Papel dos sonhos;
  • Sincronicidade;  
  • Novos encontros; 
  • Trabalho vivencial com os sonhos; 
  • As regras e exigências do self; 
  • Meditação;
  • A anunciação de Maria – metáfora do convite; 
  • A continuação do Processo; 
  • O compromisso assumido com: O Si mesmo O Si Mesmo.  

 

IV – Psicossomática: A Doença nos Mitos e Contos de Fadas – 2014 

  • Os Mecanismos de formação dos sintomas; 
  • A doença nos contos de fadas; 
  • A doença nos mitos.  

 

V – O Pai – 2015 

  • O arquétipo do Pai; 
  • Raízes Históricas, religiosas e sociais; 
  • A Presença ou a ausência do pai; 
  • A função paterna no desenvolvimento, segundo a psicologia Junguiana. 

 

VI – In Véritas – 2019 

  • A Verdade e a vida cotidiana; 
  • A Verdade, A Persona e a Vida Social; 
  • Traição: Verdades, mentiras, e os caminhos que nos conduzem a fidelidade ou a traição; 
  • “Minha experiência com a Verdade”: individuação em Mohandas Karamchand Gandhi; 
  • Os Evangelhos e o Processo de Individuação; 
  • A Verdade e a Filosofia Japonesa; 
  • O Sacrifício e a Verdade; 
  • O desafio de se viver na Verdade. 

 

VII – Splendor Solis – 2021 

  • O caos é uma dinâmica arquetípica; 
  • “No início era o caos”; 
  • A luz, que emana do caos, também é um arquétipo; 
  • “Fiat! E a Luz se fez”!; 
  • A Anima Mundi sempre buscará o equilíbrio do sistema, em um eterno movimento de ir e vir, de aceleração e desaceleração e de morte e renascimento. É esse o modus operandi desta força criadora de tudo, do átomo ao anjo. Tal dinâmica é constante, perene e eterna. 
  • O Simpósio com o tema Splendor Solis refletiu sobre a competência arquetípica, alquímica e psicológica da busca da luz criativa oriunda da força do caos. 

 

I e II – Simpósio Pré e Perinatalidade – 2021

  • Voltar a atenção para a criança é da máxima urgência. É nos primeiros anos de vida que toda a vida futura de um ser humano se configura, para o sucesso ou para o insucesso.
  • Cuidar da harmonia da vida de uma criança, da sua saúde física e mental, desde a sua concepção, gestação, nascimento, primeiros dias e meses e daí por diante, é garantia de futuro feliz para esta criança e para toda a sociedade, onde ela estiver inserida.

 

Simpósio de Verão 

I – ETHOS: ECCE HOMO TOTUS – ÉTICA, EIS O HOMEM INTEIRO – 2023

  • Reflexão ao redor do tema ÉTICA, porque, é apenas pela vida ética, que a humanidade consegue a inteireza.

II – A Saúde Mental da Criança – 2024

  • Vida Pré-Natal: Os Complexos Iniciais;
  • Earliest Pre-ego Trauma;
  • Os Complexos na Primeira Infância;
  • Formação dos Complexos (que se manifestam) na Segunda Infância: Abuso Infantil, Bullying e Abandono;
  • Consequência dos Complexos na Adolescência e no Adulto Jovem;
  • Psiquiatria Infantil: As principais Doenças Psiquiátricas na Infância e Adolescência e suas Possíveis Origens;
  • Os Complexos Revelados pelos Pesadelos Infantis;
  • Escola e Psicoterapia;
  • Atuação da Família na Psicoterapia Infantil;
  • Prioridade no Cuidado da Saúde Mental das Crianças.