Ânima Instituto de Estudos Junguianos

Orientação De Artigos De Conclusão Dos Cursos

A confecção do artigo científico está diretamente ligada ao trabalho de um orientador. Os honorários, valores cobrados pelo professor orientador são de responsabilidade do aluno e combinado entre professor e aluno.

Escolha do tema: o tema escolhido deverá ser pertinente aos eixos curriculares do curso.

Escolha do orientador: professor docente no Ânima – Instituto de Estudos Junguianos correlacionado com o tema escolhido.

O consentimento do orientador na entrega de um artigo científico é fundamental para garantir a ética e a responsabilidade profissional, a qualidade da pesquisa e o sucesso da submissão.

PDF – Atribuições do Orientador:

Condução e estrutura do Trabalho – Artigo Científico

Indicar bibliografia sobre o tema – o começar a desenvolver o Artigo Científico, o aluno deve junto ao orientador alinhar a ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

É fundamental que o orientador realmente conheça o trabalho que o aluno está desenvolvendo. O esperado é que, conhecendo bem o tema proposto, o orientador passe para o aluno os principais autores da área e que constem na bibliografia do Artigo.

Informar sobre a importância das normas – Vancouver

Corrigir e revisar o trabalho do orientado – O orientador precisa corrigir e revisar o trabalho do aluno. Pois, ele é pessoa que possui experiencia nessa fase e escrita. E toda experiência que ele possuir deve servir de instrumento para o aluno.

Orientar o aluno não somente no trabalho escrito, como também na apresentação.

O orientador será um guia durante esse processo.

Normas Vancouver e Institucionais:

Responsável – Cynthia Barreto

O Ânima – Instituto de Estudos Junguianos oferece ao aluno suporte para esclarecer todas as dúvidas e os aspectos metodológicos da organização estrutural de um Artigo Científico. 

O aluno que precisar se comunicar para obter apoio sobre a estrutura da construção do Artigo poderá encaminhar suas dúvidas por e-mail, temos um canal exclusivo – cynthiainstitutoanima@outlook.com

Qualquer dúvida e/ou esclarecimento sobre o Artigo Científico deve ser direcionado, diretamente, ao e-mail disponível – cynthiainstitutoanima@outlook.com

Normas Para Elaboração Do Artigo De Conclusão De Cursos Oferecidos Pelo Ânima – Instituto De Estudos Junguianos.

FORMATAÇÃO 

• O artigo deverá ser redigido na ortografia oficial e de forma impessoal.

• Tamanho da folha: A4.

• Limites de páginas: de 12 a 20 páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, referências, apêndices e anexos.

• Margens: 2,0cm em cada um dos lados.

• Numeração das páginas: a partir da página do título (p. 2), sequencial, em algarismos arábicos, localizada no início e à direita.

• Espaçamento entre linhas: simples no Resumo e no Abstract e 1,5 cm no corpo do texto.

• Título do artigo: letras maiúsculas, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e em negrito.

• Quando houver subtítulo, este deve vir em letras minúsculas e sem qualquer tipo de destaque.

• Corpo do texto: digitado em caixa alta e baixa, com fonte Times New Roman, tamanho 12.

• Recuo do parágrafo: 1,25cm.

• Deixar um enter livre após cada seção do trabalho.

Obs.: O artigo é realizado numa única sequência. Não há necessidade de se mudar de página de um capítulo para outro. 

• A capa do trabalho seguirá o modelo apresentado a seguir.

ORIENTAÇÕES GERAIS 

Os artigos classificam-se em: Artigo Original, Artigo de Estudo de Caso e Artigo de Revisão Bibliográfica.

Para os cursos de Especialização em Psicologia Analítica, Formação em Psicoterapia Infantil e Formação em Psicologia Organizacional conforme a Psicologia Analítica o aluno deverá entregar o artigo de Revisão Bibliográfica.

O Orientador do Artigo de Conclusão do Curso é de livre escolha do aluno que responde por eventuais despesas a ele inerentes e, obrigatoriamente, deve fazer parte do corpo docente do Instituto Ânima de Estudos Junguianos

ARTIGO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Página 1: Título em língua portuguesa, título em língua inglesa, autores, afiliações institucionais, autor correspondente e seus dados. O texto deve ser centralizado, exceto o autor correspondente e seus dados (alinhados à esquerda).

Página 2: Resumo, Abstract, Palavras-chave e Keywords. O texto deve ser justificado.

A partir da página 3: Introdução, Material e Métodos, Revisão de Literatura, Discussão, Conclusão e Referências. O objetivo deve ser inserido no último parágrafo da Introdução. O texto deve ser justificado.

ESTRUTURA DO ARTIGO 

TÍTULO Conciso e objetivo.

Autores Todos os que participaram efetivamente do trabalho.

Filiações institucionais Departamentos/Instituições nas quais o trabalho foi desenvolvido.

Autor correspondente Informações do autor de contato (nome completo, endereço, e-mail, telefone e fax).

Fontes de financiamento indicar juntamente com o número do processo, quando houver.

RESUMO

Apresentado em espaçamento simples e parágrafo único, contendo de 150 a 300 palavras. Deve conter Objetivo, Material e Métodos, Resultados e Conclusão, sequencialmente e sem identificação desses tópicos.

Palavras-chave: De 3 a 5 palavras-chave extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), contido na página da Biblioteca Virtual em Saúde. 

ABSTRACT

Versão em língua inglesa do resumo.

Keywords: Correspondentes às palavras-chave em língua inglesa (consultar DeCS).

INTRODUÇÃO

Contém a natureza do problema e seu significado, bem como o conhecimento prévio do tema abordado, sempre amparado por referências. O objetivo é apresentado no último parágrafo dessa seção.

REVISÃO DE LITERATURA

Apresenta trabalhos científicos atualizados e selecionados a partir de um levantamento em bases de dados. Deve sintetizar o assunto estudado e oferecer embasamento para a discussão.

MATERIAL E MÉTODOS

Os métodos usados para localização, seleção, obtenção e síntese dos artigos citados devem ser descritos nessa seção.

RESULTADOS

Devem ser apresentados em uma sequência lógica de texto, tabelas e ilustrações, sem repetição do conteúdo. Sugere-se a colocação de materiais suplementares em apêndice, para que o fluxo de leitura não seja interrompido.

DISCUSSÃO

Sintetiza as informações disponibilizadas na revisão de literatura (sem repetição do conteúdo). Compara os dados evitando inferências não baseadas nos parâmetros definidos pelos autores dos trabalhos originais. Apresenta as conclusões obtidas que devem estar vinculadas à proposição e baseadas nos dados apresentados ao longo do trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Finalizada a pesquisa na discussão, aqui se salienta o fechamento do objetivo(s) proposto(s). Demarca-se a contribuição científica deixada e focaliza-se se os resultados da pesquisa foram positivos ou negativos. Caso haja necessidade é preciso ter o cuidado de que não apareça elemento novo que não tenha sido tratado no texto do desenvolvimento da pesquisa. 

REFERÊNCIAS

Todos os autores citados no texto devem fazer parte das referências, de forma sequencial e obedecendo à ordem de menção do manuscrito. De um modo geral, evite usar resumos e abstracts como citação.

Para a elaboração do seu artigo da Pós-Graduação Lato Sensu, o uso de manuscritos aceitos e não publicados deve atender a dois critérios: a obtenção de permissão, por escrito, dos autores e a confirmação de que o trabalho foi aceito para publicação. Nesse caso, deve ser designado como “no prelo” ou “in press”.

As comunicações pessoais apenas devem ser utilizadas quando contiverem informações imprescindíveis ao trabalho e não disponíveis em outras fontes de informação.

É de responsabilidade dos autores do artigo a conferência de todas as referências citadas nas respectivas bases de dados.

APÊNDICES (opcionais).

ANEXOS (opcionais).

AGRADECIMENTOS

Apenas aos que colaboraram com o desenvolvimento do trabalho e cuja inclusão como autores não se justificar. Aos órgãos de fomento da pesquisa, quando indicado.

Dúvidas? Entre em contato: Cynthia Barreto – WhatsApp 16991402113