Ânima Instituto de Estudos Junguianos

Próxima turma – agosto 2024

Online, ao vivo, via aplicativo Zoom.

  • Corpo docente constituído por profissionais de referência na área;

  • Horário das aulas propício para profissionais que já estejam posicionados no mercado de trabalho;

  • Conteúdo teórico abrangente, que atende as necessidades do momento atual da Psicologia;

  • Supervisão de casos clínicos.

  • Duração: 29 meses.

  • Carga horária total: 440 horas

POR QUÊ?

Após ministrarmos cursos de Psicoterapia Infantil em Campinas – SP e Ribeirão Preto – SP, notamos urgência na formação profunda sobre o assunto, que emanava da experiência clínica dos nossos alunos. 

Verificamos, que casos e mais casos demandavam formação intensa e específica, sobre a infância e adolescência, em caráter de urgência. 

Em resposta a esse clamor, nosso corpo docente decidiu atender ao chamado e disponibilizar o conhecimento em forma de ensino profundo, sobre a compreensão do assunto, para capacitar nosso aluno à demanda atual, séria e necessária das crianças e adolescentes. 

Gostaríamos de convidá-los a explorar um mundo fascinante e profundamente significativo: a psicologia infantil e os diversos temas que a cercam. Ao mergulharmos nesse universo, não apenas enriqueceremos nossas próprias jornadas profissionais, mas também contribuiremos de maneira significativa para o bem-estar das futuras gerações.

QUEM PODE FAZER O CURSO? 

Psicólogos, para a atuação na área clínica, educacional, social e nas instituições; 

Psiquiatras para o apoio diagnóstico e medicamentoso; 

Profissionais Graduados interessados ao aprimoramento do conhecimento na sua área de atuação, através da Psicologia Analítica. 

MÉTODO DO CURSO:

Transmissão ao vivo e conteúdo armazenado, o aluno poderá assistir posteriormente mediante confirmação da necessidade. 

Estudos de Casos e Supervisão de Casos Clínicos não serão gravados.  

É necessário ter o aplicativo Zoom instalado no seu computador ou celular e estar devidamente cadastrado no Zoom para assistir as aulas. 

A SUPERVISÃO ESTÁ INCLUSA NO CURSO? 

Sim, a Supervisão de Casos Clínicos é disponível para psicólogos e psiquiatras com a proposta de responsabilidade social, onde o aluno traz para a Supervisão um paciente que é atendido com a cobrança de um valor mínimo ou ser pro bono

DEVO ENTREGAR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO? 

Sim, o Artigo de Conclusão do Curso deve ter de 12 a 20 páginas, apresentado e entregue no final do curso seguindo as regras de formatação Vancouver. 

O ARTIGO DE CONCLUSÃO DO CURSO SERÁ PUBLICADO? 

Sim, o artigo entregue devidamente elaborado conforme normas de submissão da Revista Vas Communicans poderá ser publicado. 

RECEBO CERTIFICADO? 

O aluno receberá Certificado de Conclusão do Curso após cumprir todas as exigências de aprovação nas disciplinas, administrativas e financeiras emitido pelo Ânima – Instituto de Estudos Junguianos. 

INVISTA EM CONHECIMENTO

MATRÍCULA: R$150,00 até dia 03/08/2024

Dados para o pagamento: 

ANIMA – INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS 

PIX – CNPJ: 15343178/0001-02

MENSALIDADE

1º Lote até 03/08/2024: 

R$ 580,00/mês até o dia do vencimento

2º Lote de 04/08/2024 até 20/08/2024: R$ 

660,00/mês até o dia do vencimento


10% de desconto para pagamento integral do curso.


CONDIÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DO INSTITUTO ÂNIMA: MENSLIDADE COM 7 % DE DESCONTO.

O curso objetiva tornar o aluno apto a:

Analisar e aprofundar o conhecimento teórico da Psicologia Analítica (Junguiana), assim como sua fundamentação teórica, seus procedimentos e métodos;

Capacitar o psicólogo ao estudo científico destes fundamentos, com vistas às intervenções com crianças e adolescentes na área clínica e institucional;

Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórica e prática em Psicologia Analítica (Junguiana), de tal forma que, os profissionais sejam multiplicadores e colaboradores da difusão desses princípios;

Exercitar a escuta e a observação, embasadas na Psicologia Analítica (Junguiana), considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico;

Formar profissionais competentes, alicerçados pela Ética inerente à Escola Junguiana e consonantes com a responsabilidade pessoal e social.

Nossos Professores

Professores selecionados, cuidadosamente, para lhe oferecer uma excelente formação!​

5 Professores formados diretamente peloInstituto C. G. Jung (Zurique).

2 Professores supervisores no Instituto C. G. Jung (Zurique).

8 Professores com formação internacional (EUA, ITÁLIA, SUÍÇA).

13 Professores universitários.

9 Professores membros diretos do International Association for Analytical Psychology- IAAP (Zurique).

COORDENADORA:

DR.ª IDALINA A. SOUZA

Membro do C. G. JUNG INSTITUTE/ZURIQUE

Temas abordados:

Por que Psicoterapia em Crianças?

Qual a menor/melhor idade?

O Inconsciente Infantil.

As entrevistas iniciais com pais – Manejo e parceria com os pais

Acolhimento da preocupação.

Trabalho com a culpa.

A mediação entre o casal.

A sombra de ambos.

A aceitação do filho problema.

A recuperação do bode expiatório.

O arquétipo da criança e o arquétipo central

A imaginação e o simbolismo na criança.

O arquétipo matriarcal e o patriarcal na formação da identidade.

A reação inconsciente da criança aos pais (arquétipo versos pais objetivos).

O inconsciente coletivo familiar.

A primeira infância – Vínculo afetivo: o propulsor da Vida

Ser pai e mãe de uma criança desejada.

Ser pai e mãe de uma criança indesejada.

A primeira infância com pais cuidadores.

A primeira infância com pais sem compromissos com a formação moral da criança.

As consequências da humilhação:

Criminalidade.

Depressão.

Resiliência.

Tipos Psicológicos

Desenvolvimento da Personalidade, segundo a Psicanálise: Freud, Melanie Klein e Winnicot

Desenvolvimento da Personalidade, segundo a Psicologia Analítica: Jung, Neumann e Fordhan

Modelos e representações dos complexos materno e paterno

Modelos aparentemente positivos.

Modelos realmente positivos.

Realização pessoal no Processo de Individuação.

Redenção dos pais pessoais.

As grandes questões: 

Os primeiros anos de vida: uma perspectiva simbólica.

A formação dos complexos materno e paterno.

Os complexos nos contos de fadas.

Sonhos e pesadelos infantis: 

Os sonhos infantis e a dinâmica da Psique.

Consciente/ inconsciente na criança.

Constituição psíquica infantil: imagens e indicadores de criação de neuroses.

Outras vivências e representações: 

O brincar e a realidade infantil.

A birra – significado e manejo.

O brincar no setting analítico.

Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção: 

Perda Gestacional. 

A elaboração do luto.

 Autoestima e perda gestacional. 

Fantasias relativas à perda gestacional. 

A elaboração da frustração pela infertilidade. 

Autoestima e infertilidade. 

Possíveis fatores psicológicos da infertilidade.

Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção

A criança/adolescente disponível para adoção.

A adoção e os diferentes tipos de família.

A criança e a família idealizada.

Infertilidade, Perda Gestacional e Adoção

Adoção: Aspecto Judicial.

Vivências e Representações.

O inconsciente que se projeta – Vivências e Representações

O inconsciente que se projeta – HTP

A família:

A) Orientação aos pais

Relacionamento familiar.

Separação e a Síndrome da Alienação Parental

B) A família: Conflitos entre os pais, filhos e familiares.

Tipos de família: origem e evolução ao longo da história.

Herança familiar inconsciente: lugares ocupados por cada membro e jogos de poder.

Workshop aberto Revisão Do Método De Rorschach.

Os principais momentos de transformação.

Primeira socialização.

Final da primeira infância.

Adolescência.

Adulto jovem e a saída da casa dos pais.

A mãe/pai castradores.

A entrada no mundo do adulto.

O processo de individuação: livre arbítrio.

Sonhos orientadores.

Narcisismo- o Édipo revisitado.

Contos de fadas orientadores.

Sexualidade infantil.

Sexualidade do adolescente.

Questões de gênero.

Gravidez precoce.

Psicopatologia da infância e adolescência: O normal e o patológico.

Deficiências na criança e no adolescente: símbolos e resiliência.

O transtorno do espectro autista.

Hiperatividade e déficit de atenção.

Transtornos de comunicação e linguagem.

Transtornos de humor.

Transtornos de ansiedade.

Impacto da doença mental dos pais nas crianças e os pais dependentes (dependência de álcool, drogas, jogo, sexo etc.).

Projeções dos pais sobre os filhos:

O filho desejado. O filho esperado.

O filho decepção. O filho rejeitado.

Conteúdo da psique do abandonado – consequências sobre a saúde mental e a vida social.

Conteúdo da psique do preferido – consequências sobre a saúde mental e a vida social.

Contos de Fadas, Aspectos bíblicos e Arquetípicos sobre o tema.

Trauma e Violência:

As possibilidades de abuso dentro do núcleo familiar.

As relações de confiança entre filhos e pais.

Frustração e agressividade:

A Criança Oprimida: A Psicologia Analítica e as Crianças filhos de Pai com Transtorno de Personalidade Narcisista. A Dinâmica da família Narcisista.

Relacionamento pai-filho (a).

Psicofarmacologia.

Psicossomática na Infância e Adolescência

A doença como caminho.

Teoria da formação de sintomas. Sintomas e simbolismos.

Principais sintomas psicossomáticos na infância.

Principais sintomas psicossomáticos na Adolescência.

A criança e/o adolescente com câncer – Hospital do Câncer.

Relações familiares.

A relação de poder na relação adolescente/adulto.

Bullying e violência.

A formação do psicopata.

Abuso de substâncias.

Tecnologias: O acesso a tecnologias: entre o bem e o mal.

A dificuldade na comunicação entre pais e filhos.

Redes sociais: narcisismo e inferioridade. Jogos violentos. Ludo mania.

Tecnologia e sombra: O que, no jovem, o atrai para os conteúdos da sombra?

Influência da Deep e Dark Webs. Pornografia.

Narcisismo, empoderamento e o falso self.

A Arte: Como ferramenta no trabalho com crianças e adolescentes.

Livros, filmes, contos de fadas e jogos indicados para cada tipo de conflito infantil.

Argila e Aquarela.

Drogadição.

Teoria da Drogadição, sob a ótica da Psicologia Analítica. A família e o drogadito.

Metodologia Científica.

Supervisão de casos para psicólogos e psiquiatra.

Módulo: Atendimento aos Pais – Aprofundamento:

Transtorno de Espectro Autista

Transtornos alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia

Síndrome de Down

Drogadição

Drogadição pelo uso de telas

As doenças mentais: Depressão

Decorrência do vício dos pais na família

As doenças mentais: Transtorno obsessivo compulsivo

Decorrência da doença mental dos pais na família – psiquiatria

Decorrência da doença mental dos pais na família – psicologia

TDAH

TOD – Transtorno Opositor Desafiador

Transtorno Borderline e Autoagressões

O adolescente

Ideações suicidas

Suicídio na família

Faça sua Matrícula aqui!

Dúvidas? Entre em contato:

Telefone: (16) 3421-5675 – WhatsApp: (16) 99140-2113

E-mail: contato@animaestudosjunguianos.com.br

INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMA DE BOLSAS: ÂNIMA – INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS

Informações Importantes: 

É da máxima importância que o aluno esteja em atendimento terapêutico. A análise pessoal não está inclusa no curso, pois sempre deve ser tratada diretamente entre aluno(a) e seu analista de confiança, sem intervenção da instituição de ensino. 

Legalmente no Brasil, apenas os psicólogos podem fazer atendimentos clínicos. Em outras palavras, a Formação em psicologia vai servir para que profissionais que não são psicólogos adquiram conhecimento para atuar em suas ocupações levando em consideração aspectos importantes da saúde mental. Dúvidas consulte – https://site.cfp.org.br/

O Ânima – Instituto de Estudos Junguianos não possui vínculo com o MEC. Nossos alunos visam os cursos de Formação em Psicologia Analítica e Formação em Psicoterapia Infantil como introdução e aperfeiçoamento para a prática clínica, na maioria dos casos fazem formação para analistas em outras instituições. O certificado é fornecido apenas pelas instituições de formação, amparados pela Lei nº 9394/96, pelo Decreto nº 2.494/98 e nº 2.208/97.