Formação em Psicologia Analítica voltada à área da Educação Básica
Por quê?
Após atuação em escolas e convivência com profissionais da área da educação, em Ribeirão Preto – SP, notamos que as práticas pedagógicas careciam de um aprofundamento no olhar para com o sujeito e sua psique. Sentimos a necessidade de capacitar educadores, que atuam em ONGs, escolas, hospitais, orfanatos e etc., para ir além dos conteúdos pedagógicos estabelecidos para o processo de ensino-aprendizagem, e muni-los com o conhecimento da Psicologia Analítica a fim de possibilitar um olhar holístico para a formação do sujeito, levando em conta suas individualidades, alma, necessidades básicas emocionais e sociais.
Verificamos que casos e mais casos demandavam formação intensa e específica sobre a infância e adolescência, em caráter de urgência.
Em resposta a esse clamor, nosso corpo docente decidiu atender ao chamado e disponibilizar o conhecimento em forma de ensino profundo sobre a compreensão do assunto, para capacitar nosso aluno à demanda atual, séria e necessária das crianças e adolescentes.
Objetivos:
O curso objetiva tornar o aluno apto a:
1. Apresentar a fundamentação teórica da Psicologia Analítica (Junguiana), e aprofundar o conhecimento;
2. Capacitar o profissional, que atua com educação de crianças e adolescentes, para intervenções mais consistentes em suas práticas pedagógicas;
3. Proporcionar conhecimentos da Psicologia Analítica (Junguiana) para a pesquisa teórica e prática aplicada à educação, de tal forma que, os profissionais sejam multiplicadores e colaboradores da difusão desses princípios;
4. Exercitar a escuta e a observação, embasadas na Psicologia Analítica (Junguiana), considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico;
5. Formar profissionais competentes na área da educação, alicerçados pela Ética inerente à Escola Junguiana e consonantes com a responsabilidade pessoal e social.
6. Fomentar debates, palestras e trabalhos, no intuito de pensar em uma nova e contemporânea metodologia de ensino.
7. Capacitar o educador ao estudo científico destes fundamentos, com vistas às intervenções com crianças e adolescentes na instituição em que atua;