SIMPÓSIO: PRÉ e PERINATALIDADE

SIMPÓSIO de PRÉ e PERINATALIDADE - 2021
Voltar a atenção para a criança é da máxima urgência. É nos primeiros anos de vida que toda a vida futura de um ser humano se configura, para o sucesso ou para o insucesso.
Cuidar da harmonia da vida de uma criança, da sua saúde física e mental, desde a sua concepção, gestação, nascimento, primeiros dias e meses e daí por diante, é garantia de futuro feliz para esta criança e para toda a sociedade, onde ela estiver inserida.
O Simpósio vem lançar esta semente, que é o despertamento de pais, professores, psicólogos, médicos, profissionais da área do direito, dentre outros, para a amplidão do psiquismo infantil.
BOLWLBY, J. Apego e perda. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
JACOBI, M. Psicoterapia Junguiana e a pesquisa contemporânea com crianças. Padrões básicas de intercambio emocional. São Paulo: Paulus, 2010.
JUNG, C. G. O Desenvolvimento da Personalidade. 11° ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
WICKES F. G. The Inner World of Childhood: A Study in Analytical Psychology. New York: D. Appleton and Co., 1931
Coordenação:
Dra. Idalina A. Souza
Psicóloga Analista Junguiana
Coordenadora do Instituto Ânima de Estudos Junguianos Analista de Adultos - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC Analista de Crianças e Adolescentes -C G Jung Institute/Küsnacht-Zurique Instructor para Conferências e Seminários no C G Jung Institute/Zurique Supervisora trainee no C G Jung Institute/Zurique Membro do C G JUNG INSTITUTE, IPAC, AJB e IAAP Membro associado da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência Membro da International Association for the Study of Dreams.
Apoio: SBPA - Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
Palestrantes:
Ceres Alves de Araújo
Tema: Vida pré-natal e primeiríssima infância: complexos e arquétipos no útero
Ementa: Na gênese do complexo cérebro-mente do ser humano, pretende-se considerar a emergência dos arquétipos e dos complexos. Cumpre salientar a importância da vida pré-natal e da primeiríssima infância desse ser na interação com sua mãe e com a circunstancialidade envolvente.
CYRULNIK, B. Interacciones precoces y nicho sensorial. In: Cyrulnik B, Anaut M ¿Por qué la resiliencia? Lo que nos permite reanudar la vida. Barcelona: Editorial Gedisa; 2016.
JUNG, C. G. Desenvolvimento da Personalidade. In.: Obras Completas de C. G. Jung. Vol. XVII. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
HRDY, S. B. The natural history of mothers and infants in Sieff, D F Understanding and healing emotional trauma: Converstions with pioneering clinicians and researchers. New York: Routledge, 2015
KOHLER, R. M. Archetypes and complexes in the womb. Jung Pages 2007. http://www.cgjungpage.org/ visto em 27/10/2013.
Krens, Risikofaktor mutterleib. (The mother’s womb as a risk fator) Gottingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2004
SCHORE, A. N. The Science of the art of psychotherapy. New York: Norton & Company 2012.
SCHORE, A. N. All our sons. The developmental neurobiology and neuroendocrinology of boys at risk. https://doi.org/10.1002/imhj.21616 acesso em 7 de agosto de 2018.
STERN, D. Forms of vitality. Exploring dynamic experience in psychology, the arts, psychotherapy and development. Oxford: University Press, 2010.
THOM, R. Catastrophe theory: its present state and future perspectives in Dynamical Systems, Warwich, 1974: Lecture Notes in Math., 468, Berlin-Heidelberg-New York, 1975.
SHORE, A. The developmentof the unconscious mind. New York: Norton & Norton, 2019.
SHORE, A. Right brain psychotherapy. New York: Norton & Norton, 2019.
Mini currículo:
Ceres Alves de Araújo
Psicóloga pela PUCSP; mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Analista junguiana pela SBPA e membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 39). Coordenadora de Seminários do Programa de Formação da Analistas da SBPA. Coordenadora do Núcleo sobre Desenvolvimento Humano da SBPA.
Contato: ceres.ceresaraujo@gmail.com
Monica Andrigo Coelho
Tema: O bebê no mundo de hoje: a resiliência na primeiríssima infância e caminhos na orientação de pais.
Ementa: A apresentação propõe uma reflexão sobre o que é ser bebê no mundo de hoje, a importância da resiliência nessa fase da vida e traz alguns caminhos possíveis para a orientação de pais.
Mini currículo:
Mônica Andrigo Coelho
Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos da PUC-SP, graduada em Psicologia e Direito pela PUC-SP e em Comunicação Social pela ESPM. Atua como psicóloga clínica em consultório próprio em São Paulo, na abordagem junguiana, atendendo crianças, adolescentes e adultos, utilizando-se da psicoterapia verbal, e de técnicas não verbais com o uso de recursos expressivos artísticos, sandplay e técnicas corporais sutis, como a calatonia.
Site: www.mac.psc.br
E-mail: moandrigocoelho@hotmail.com
M. Betânia de Lima Farias
Tema: Da gestação ao puerpério: relação mãe-bebê e a clínica materno-infantil
Ementa: A aula apresenta uma abordagem clínica para o ciclo da gravidez ao puerpério. Busca refletir dialogicamente os processos psicológicos da mulher, do bebê e da relação mãe-bebê e seu entorno. Recortes de casos são utilizados para ilustrar e alinhar a perspectiva teórica com a prática na psicoterapia.
BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
GERHARDT, S. Por que o amor é importante: como o afeto molda o cérebro do bebê. Porto Alegre: Artemed, 2017
JACK O, B. M. D. Tornando-se pais: famílias com filhos pequenos. In: Cartner, B., Mc. Goldrick, M. et all. As mudanças no ciclo da vida familiar: uma estrutura para a terapia de casal. Porto Alegre: Artemed, 1995.
JACOBY, M. Psicoterapia Junguiana e pesquisa contemporânea com crianças: padrões básicos de intercâmbio emocional. São Paulo: Paulus, 2010.
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. In. Obras Completas de C. G. Jung. Vol. XVII. 12ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
_________. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 6ªEd. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
NEUMANN, E. A história da origem da consciência. São Paulo, Cultrix, 2008.
_________. A grande mãe: um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. São Paulo, Cultrix, 2008.
WAIBLINGER, A. A grande mãe e a criança divina. Mito e arquétipo sobre o milagre da vida como desenvolvimento da alma. São Paulo, Cultrix, 2017.
VITALE, A. Pais e mães: seis estudos sobre o fundamento arquetípico da psicologia da família. São Paulo: Símbolos, 1979.
Mini currículo:
Betânia Farias é psicóloga graduada pela Universidade Mackenzie, psicoterapeuta de casal e de família pela SBPA e psicoterapeuta de casal pelo Instituto J.L. Moreno. Tem especialização em Psicomotricidade e Psicologia Perinatal, formação em técnicas expressivas (Sandplay e Arteterapia) e Calatonia. Trabalha na clínica mãe-bebê com uma leitura junguiana e finaliza seu mestrado sobre Sensibilidade Materna e Toque materno, na perspectiva da teoria do apego e da neurociência. Atualmente é membro do Núcleo de Terapeutas de Casal e de Família da SBPA e trabalha em consultório em São Paulo.
Contato: betaniafarias@yahoo.com.br
M. Beatriz Vidigal Barbosa de Almeida
Tema: O lugar do pai na contemporaneidade: a experiência de tornar-se pai e as transformações do masculino
ALMEIDA, M. Beatriz. V. B. Paternidade e subjetividade masculina em transformação: crise, crescimento e individuação. Uma abordagem junguiana. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2007.
ALMEIDA, M. Beatriz. V. B. Pai-Filho: por uma Relação de Alteridade. In: Hermes, nº 11. Revista do Instituto Sedes Sapientiae, (p.59-71) São Paulo: Primavera de 2006.
ALMEIDA, M. Beatriz. V. B. O exercício da paternidade: Individuação do pai e do filho. “O Abraço Partido”. In: Jung e o Cinema: Psicologia Analítica através de Filmes. Coord. Dulcinea da Mata Ribeiro Monteiro. Ed. Juruá, 2012.
ALMEIDA, M. Beatriz. V. B. Feminino e Masculino em transformação e impactos na conjugalidade contemporânea. Monografia para obtenção de título de Analista Junguiana na SBPA – Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SP, 2016.
ALMEIDA, M. Beatriz. V. B. O medo do Feminino: quem não tem? Reflexões sobre as transformações contemporâneas nos papeis de gênero diante do desafio da integração da anima. In: E-book: Masculino, Feminino e Relacionamento Amoroso. Org: Durval Luis de Faria. Ed. Escuta, 2017.
BYINGTON, C. A. B. Ternura, sexo, dignidade e amor. Um estudo das funções estruturantes pela Psicologia Simbólica. In: Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, nº 19, São Paulo, 2001.
CALLIRGOS, J. C. El otoño del patriarca? In: LOMAS, C. (Comp.). Todos los hombres son iguales? Identidades masculinas y cambios sociales. Barcelona, Paidós, 2003, (p.213-220).
CORNEAU, G. Pai ausente, filho carente. O que aconteceu com os homens? São Paulo: Brasiliense, 1991.
DONHA, M. C. O arquétipo do pai na cultura patriarcal – um estudo sobre a relação pai-filho e seus reflexos na subjetividade do homem atual. Dissertação de Mestrado, Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
FARIA, D. L. de. O pai possível. Conflitos da paternidade contemporânea. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2003.
JUNG, C. G. A importância do pai no destino do indivíduo. Cap. XIV (p.291-310). In: Freud e a Psicanálise. Obras Completas Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 1989 [1909, revisto em 1948].
JUNG, C. G. O arquétipo como referência especial ao conceito de anima. In: Arquétipos do Inconsciente Coletivo. Obras Completas Vol. IX/I 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002 [1936].
JUNG, C. G. Sobre os arquétipos do inconsciente coletivo. In: Arquétipos do Inconsciente Coletivo. Obras Completas Vol. IX/I 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002 [1934].
NEUMANN, E. O medo do feminino – e outros ensaios sobre a psicologia feminina. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2011,
SEIDLER, V. J. La sinrazón masculina. Masculinidad y teoria social. México, D. F.: Paidós, 2000.
SEIDLER, V. J. Transformando las masculinidades. In: LOMAS, C. (Comp.). Todos los hombres son iguales? Identidades masculinas y cambios sociales. Barcelona: Paidós, 2003, p. 205-211.
VELÁZQUEZ, M. Alejandra. (2004). La paternidad en el proyeto de vida de algunos varones de la Ciudad de México. In: Mneme – Revista Virtual de Humanidades, nº 11, v.5, jul./set. 2004 (Dossiê Gênero). Disponível em , acesso em 3 de março de 2006.
Mini Currículo:
M. Beatriz Vidigal Barbosa de Almeida
Psicóloga clínica (PUC.SP), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (Instituto de Psicologia da USP), Analista Junguiana (SBPA – IAAP). Terapeuta individual, de casal e de família. Professora Convidada no Curso de Especialização em Abordagem Junguiana no COGEAE da PUC-SP. Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano (Coord. Ceres Araújo) e do Núcleo de Terapia de Casal e Família (Coord. Vanda Di Yorio), ambos da SBPA. Diretora de Cursos e Eventos da SBPA.
Contato: mbeatrizvidigal@gmail.com
Ligia Bonini
Tema: O toque que toca: massagem com bebês e a moderna teoria do apego.
Ementa: A importância do toque amoroso será apresentado como um meio facilitador do vínculo afetivo mãe/ cuidador – bebê, base de um bom desenvolvimento da criança e do apego seguro, principalmente na primeiríssima infância e as contribuições de vários neurocientistas, neurobiologos, neurofisiologos, neuropsiquiatras, neuropsicólogos e todos os estudiosos e pesquisadores do comportamento cujas teorias fundamentam a importância do toque amoroso. A SHANTALA é a massagem que será apresentada como meio para promover uma relação harmoniosa e amorosa com o bebê, além do apego seguro e do desenvolvimento da resiliência.
ARAÚJO, C. A. de. Psicologia Analítica. In: Assumpção FB, Kuczynski E. Tratado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2012.
BOWLBY, J. Apego: a natureza do vínculo. Vol. 1 da trilogia Apego e Perda. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
BONINI, L. MAIA, D. (org.) Pais!! Onde foi que acertei¿ uma conversa entre psicólogas e pais. Vol. 1. São Paulo: Sattva, 2019.
FELDNAM, B. A skin for the imaginal- Palo Alto, California: The Journal of analytical Psychology, 2004. V9, p285-311.
LEBOYER, F. Shantala, um art traditionnel le massage des enfants. Paris: Seuil, 1976.
MARCATTI, E; NASI, M.T.; RODRIGUES, M; RUSSO, A.M. SCUOPPO. A; "A skin for the imaginal. Brian Feldman". Seminário apresentado na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, Núcleo de Desenvolvimento Humano: São Paulo, 2019.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. 3 ed. São Paulo: Summus editorial, 1986.
NASI, M.T. Dissertação de Mestrado. Representação da Imagem do medo em crianças de 6 a 11 anos. In.: Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Clínica - Núcleo de Estudos Junguianos: São Paulo, 2016.
NASI, M.T.; RUSSO, A.M. SCUOPPO. A. A resiliência no desenvolvimento de crianças. In.: Seminário apresentado na Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, Núcleo de Desenvolvimento Humano: São Paulo, 2019.
SCUOPPO, A. Os toques sutis na psicoterapia infantil. In: Spaccaquerche, M.E. (org.). Corpo em Jung- estudos em calatonia e práticas integrativas. São Paulo: Vetor, 2012.
SÁNDOR, P. Técnicas de Relaxamento. São Paulo: Vetor, 1974.
SHORE A. N. Affect dysregulation and the disorders of the self. New York: Norton; 2003.
SPACCAQUERCHE, M.E. (org.) Corpo em Jung estudos em calatonia e práticas integrativas. São Paulo: Vetor, 2012.
STERN D.A. A constelação da maternidade: o panorama da psicoterapia pais/bebês. Porto Alegre: artes Médicas; 1997.
Mini Currículo:
Ligia Maria Bonini
Psicóloga - Mestre em Psicologia Clínica, pelo Núcleo de Estudos Junguianos PUC-SP. Membro do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). especialista em Terapia Psicomotora e Cinesiologia e Integração Fisiopsíquica pelo Instituto Sedes Sapientae. Atua em consultório de psicologia no atendimento de crianças, adolescentes e famílias. Autora colaboradora do livro Pescaria Noturna, "elaboração simbólica de conflitos na psicoterapia de famílias na abordagem junguiana: caminhos criativos" (Ed. Apris). Co-coordenadora do livro "Pais!!Onde foi que acertei? uma conversa entre psicólogas e pais.
Contato: ligia_bonini@hotmail.com
Maria Elci Spaccaquerche Barbosa
Tema: A vida nos Contos e os contos da Vida
Ementa: Em Aion Jung escreve: "Mitos e Contos de Fadas dão expressão a processos inconscientes, e escutá-los faz com que esses processos de novo revivam e tornem-se atuantes, restabelecendo, portanto, a conexão entre consciente e inconsciente.”
Luc Ferry, filósofo francês diz: “É vital contar contos de fadas às crianças para que elas saibam que existem sentimentos belos e nobres que o consumismo viciante não pode oferecer”
BONAVENTURE, J. O que conta o conto - Ed. Paulus - São Paulo - 1992
LOBATO, M. Fábulas e Histórias Diversas. Vol. 15. In.: Obras Completas - Literatura Infantil. São Paulo: Editora. Brasiliense Ltda, Gráfica Urupês, 1950.
VON FRANZ, M. L. A Interpretação dos Contos de Fadas. Trad. Maria Elci Spaccaquerche. Rio de Janeiro: Editora Achiamé, 1981 / São Paulo: Editora Paulus, 1999
Mini currículo:
Maria Elci Spaccaquerche
Psicóloga CRP-569-06 com os Títulos de Especialista nas áreas de Educação e Clínica. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP – Terapeuta Junguiana- Atuação na área acadêmica, além de participação em congressos e seminários
Desde 1983 coordena a Coleção “Amor e Psique” da Editora Paulus.
Tradutora do livro “Interpretação dos Contos de Fadas” de M. L. Von Franz, entre outros. Além de vários artigos é autora de livros
Site: www.mariaelci.com.br
E-mail: mariaelcis@gmail.com
Inscrições: Encaminhar comprovante de pagamento da inscrição e seu nome completo para contato@animaestudosjunguianos.com.br
Valor: R$280,00.
Alunos e ex-alunos do instituto tem 20% de desconto.
20% de desconto oferecido para alunos negros, pardos e indígenas.
Dados para o pagamento da Inscrição:
Banco do Brasil
Agência: 3312-x
CC: 30592-8
ANIMA - INSTITUTO DE ESTUDOS JUNGUIANOS
CNPJ: 15343178/0001-02
No PIX - clicar em transferir - selecionar dados da conta - procurar Banco do Brasil SA - incluir agência e conta do Instituto.
** Enviaremos por e-mail o link do ZOOM para acesso ao simpósio com um dia de antecedência.
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