Texto SEO

Amor e Inocência

2017

Na sociedade inglesa de 1795, apenas o dinheiro fazia funcionar a sociedade classicista da época e amar era considerado tolice. O Senhor e a Sra. Austen querem o melhor para sua filha caçula e planejam casá-la com o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas a jovem Jane (Anne Hathaway), abençoada com um espírito independente, enxerga muito além de riquezas e posição social, além de orgulho e preconceito. Ela quer se casar por amor. E é neste momento que Jane conhece o irlandês Tom Lefroy (James McAvoy), um estudante de direito em visita ao campo. Ele é bonito, inteligente e... pobre. Seus caminhos se cruzam várias vezes. Estão se apaixonando. Sem a aprovação dos familiares, a única solução seria fugir, o que acarretaria em vergonha para a família dela e miséria para a dele.

O filme faz várias referências à obra de Jung, sendo a trama principal um exemplo do conceito Junguiano de Processo de Individuação. No filme analisado a personagem principal, passa por um processo difícil de descobrimento de si mesma e de confronto com o senso comum, processo também vivido por muitos e essencial para a realização ou formação da personalidade.

Comentários e interpretações:

Sílvio Lopes Peres
Psicólogo Clínico - CRP 06/109971, em Marília, SP. 
Candidato a Analista pela Associação Junguiana do Brasil (AJB/Campinas), membro da International Association for Analytical Psychology (Zurique/Suíça)

Bibliografia sugerida: 
BECOMING Jane. Direção: Julian Jarrold. Produção: Scion Films; Julian Jarrold. Blueprint Pictures, 2007. 1 DVD (121 min). 
COLLMAN, W. "Models of the Self". In: CHRISTOPHER, E., SOLOMON, H. (Org.). Junguian thought in the modern world. London: Free Association Books, 2000. 
JACOBY, M. Individuation and Narcissism: the psychology of the Self in Jung and Kohut. New York: Routledge, 2002. 
JUNG, C. G. A vida simbólica: escritos diversos. In: ______ Obras completas de C. G. Jung. Tradução Edgar Orth. Petrópolis: Vozes, 1998. v. 18, n.2. 
______. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. In: ______. Obras completas de C. G. Jung. Tradução Maria Luiza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 9, n.1 
SILVEIRA, N. Jung: vida e obra. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 
VON FRANZ, M. L. Archetypal dimensions of the psyche. London: Shambala, 1999.

Leia mais

Artigo relacionado

Voltar
Como chegar

Avenida Cândido Pereira Lima, 900 Ribeirão Preto -São Paulo

Ou clique no link abaixo e veja a melhor rota no Google Maps para visitar o Instituto: