ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA ANALÍTICA

Cursos Avançados em Psicologia Analítica
Carga horária: 40 horas
10 Encontros
Datas: 2022 - Em breve
Online via aplicativo Zoom
***Caso o aluno não possa assitir a aula em alguma data específica, a gravação estára disponível por 30 dias.
Investimento e inscrições:
R$ 170,00 por mês no boleto bancário.
15% de desconto para alunos e ex-alunos do Instituto Ânima.
5% de desconto para pagamento total do curso.
Encaminhar nome completo e telefone para: contato@animaestudosjunguianos.com.br
Objetivo dos cursos:
Oferecer temas sobre as questões da psique humana, nas diversas fases da vida.
Esclarecer sobre soluções propostas, tendo em vista o processo de autoconhecimento e do conhecimento do outro.
Público Alvo:
Profissionais interessados ao aprimoramento do conhecimento na sua área de atuação, através da Psicologia Analítica.
Público em geral, que busca conhecimento diversificado.
Conteúdo
1 - Novos entendimentos na avaliação de crianças em idade escolar:
Os tipos psicológicos e suas peculiaridades, diante do aprendizado
Prof.º Me. Roger de Lucca
Ementa: Compreender e conceituar teórica e praticamente os Tipos Psicológicos, sua contribuição na constituição;
Compreensão da psique e sua aplicação nos mais diversos contextos.
Bibliografia:
HARK, H. (org.) Léxico dos conceitos Junguianos fundamentais: A partir dos originais de C. G. Jung. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
HOPCKE, R. H. Guia para a obra completa de C. G. Jung. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.
JUNG, C.G. Tipos Psicológicos. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1971aª.
ZACHARIAS, J. J. M. Entendendo os Tipos Humanos. São Paulo: Editora ¬Paulus, Série Entendendo, 1995.
2 - Processo de Individuação nos contos de fadas, para adultos e crianças:
As necessárias transformações no tempo da vida
Prof.ª Ma. Miriam Lúcia Barreto
Ementa: Identificar nos contos de fadas a linguagem da alma, permitindo ao homem conecta-lo com seu inconsciente.
Conteúdo Programático:
1. A psique e sua estrutura nos contos e fadas.
2. Dinâmica psicológica, funções psíquicas e as personagens nos contos de fadas.
3. Arquétipos nos contos de fadas
4. A importância da função inferior.
Bibliografia:
DIECKMANN, H. Contos de fadas vividos. São Paulo: Editora Paulinas, 1986.
VON FRANZ, M. L. A individuação nos contos de fadas. São Paulo: Editora Paulus, 1984
_______. A interpretação dos contos de fadas. São Paulo: Editora Paulus, 1990.
_______. A sombra e o mal nos contos de fadas. São Paulo: Editora Paulus, 1985.
3 - Idosos em tempos modernos
Aposentadoria e vocação, viuvez e separação, novos relacionamentos, novas perspectivas.
Dra. Idalina A. Souza.
Ementa: Nestes últimos vinte anos, a condição psicológica da pessoa acima dos 55, 55 anos se diversificou, enormemente.
Longe daquele idoso que se aposentava e decidia “descansar e aproveitar a vida”, muitas pessoas, não a maioria, porém, tem optado para fazer diferente.
As novas posturas serão discutidas, levando em conta a saúde mental, os ganhos psicológicos e as mudanças de posturas frente à sociedade, família e, principalmente, diante de si mesmo.
Bibliografia:
BAUMAN, Z. Ser Leve e Líquido. In: Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien.
Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001, p. 7 - 22.
_______. Individualidade. In: ¬¬¬¬________. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001, p. 64 - 106.
BERNARDI, C. Visão Geral. In: MONTEIRO, D. M. R. (org). Puer-Senex: Dinâmicas Relacionais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 17 - 53.
HILLMAN, J. Um Aspecto do Presente Histórico e Psicológico. In: O Livro do Puer: Ensaios Sobre o Arquétipo do Puer Aeternus. 2ª ed. Trad. Gustavo Barcellos. São Paulo: Paulus, 1998, p.11-64.
HIRATA, R. A. O Complexo de Chronos e o Descompasso Emocional. Junguiana: Revista Latino-Americana da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, n. 23, 2005, p. 67 - 77.
JUNG, C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. Trad. Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986, p.141 -150.
__________. Sobre o Inconsciente. In: Civilização em Transição. Trad. Lucia M. E. Orth. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 11-37.
__________ . Prefácio à Primeira Edição (1916). In: Psicologia do Inconsciente. Trad. Maria Luiza Appy. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 9 - 10.
__________ . O Inconsciente Pessoal e o Inconsciente Supra pessoal ou Coletivo (1917). In: Psicologia do Inconsciente. Trad. Maria Luiza Appy. 21ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 73-91.
Filhos, solidão, tempo finito, liberdade e independência/dependência afetiva e financeira.
Andrea Vistue.
Ementa:
Proporcionar aos discentes o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atender as demandas de saúde mental dos idosos e familiares, no mundo contemporâneo.
Bibliografia:
BERNARDINI, C. Senex-Puer: Esboço da Psicologia de um Arquétipo, apud, MONTEIRO, D.M.R. (Org.) Puer-Senex: Dinâmicas Relacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
CAMBREY, J. CARTER, L. (orgs.) Psicologia Analítica: perspectivas contemporâneas em análise Junguiana. Petrópolis: Vozes, 2020.
CAMPBELL, J. Mito de Transformação. São Paulo: Ágora, 2000.
HILLMAN, J. A Força do caráter e a poética de uma vida longa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KELEMAN, S. Mito e Corpo: uma conversa com Joseph Campbell. São Paulo: Summus, 2001.
SCHWARZ, L.R. EnvelheSer: A busca do Sentido da Vida na Terceira Idade. Uma Proposta de Psicoterapia Grupal Breve de Orientação Junguiana. São Paulo: Vetor, 2008.
SINGER, I. B. Obsessões e outras histórias-amor de velhos. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
4 - A Criança Oprimida: A Psicologia Analítica e as Crianças filhos de Pai com Transtorno de Personalidade Narcisista.
A Dinâmica da família Narcisista
Relacionamento pai- filho (a)
Dra. Lya Raquel Araujo Bueno
Bibliografia:
BRANDÃO, J. Mitologia Grega. Vol. I e II. Petrópolis: Vozes, 1986.
JUNG, C.G. O desenvolvimento da personalidade. São Paulo: Círculo do Livro, 1972.
__________. Freud e a Psicanálise. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1988.
__________. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. V. IX/1. Petrópolis: Vozes, 2003.
5 - O cérebro adolescente, questões psicológicas e relações sociais I
Questões emergentes desta fase: sexualidade, namoro, gravidez precoce, relacionamento com os pais.
Dr. Miguel Ângelo Boarati
Ementa: Questões emergentes desta fase: sexualidade, namoro, gravidez precoce, relacionamento com os pais.
O período da adolescência é um momento de grandes mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais. O corpo e a mente mudam drasticamente, assim como os papéis sociais.
O cérebro do jovem sofre mudanças constantes que estão diretamente ligadas ao potencial genético, características físicas e influências do ambiente e das experiências. Dentro dessas mudanças é um ponto importante é a questão da sexualidade.
A sexualidade é aspecto essencial da vida humana e apresenta relação direta com o desenvolvimento em cada uma de suas fases. Conhecer o ser humano exige compreender o papel da sexualidade ao longo da vida, suas variações, aspectos normais e patológicos do seu desenvolvimento, compreender possíveis bloqueios e falhas para que se possa atuar psicoterapeuticamente.
A aula se propõe a trabalhar conhecimento da sexualidade infantil e na adolescência, questões de gênero e prevenção ao abuso e gravidez precoce.
Proposta de Aula:
A proposta da aula será traçar o paralelo entre o desenvolvimento da sexualidade na infância e na adolescência considerando o desenvolvimento normal tendo por base as teorias da psicologia do desenvolvimento. O essencial será considerar os aspectos físicos/biológicos, psicológicos, sociais, culturais e legais da sexualidade.
Será discutido o conceito de sexo (biológico), gênero (psicossocial), orientação sexual (afetivo/emocional) e se reflexo na construção da personalidade/identidade do indivíduo.
Também será trabalhado questões como puberdade, fertilidade, iniciação sexual, gravidez e patologias sexuais, discutindo interfaces médica, psicológica, social e jurídica. Por fim será discutido casos clínicos para podermos ilustrar todo o conteúdo apresentado. Os casos serão apresentados dentro do modelo multidisciplinar, visando contemplar a visão múltipla, sem, no entanto, deixar de ressaltar os aspectos médicos do tema.
Bibliografia:
ARAIN, M.; HAQUE, M.; JOHAL L, et al. Maturation of the adolescent brain. Neuropsychiatr Dis Treat. 2013;9: 449-61.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
DIEHL, A. E VIEIRA, D. L. Sexualidade do Prazer ao Sofrer. 2ª ed. São Paulo: Editora Roca, 2017.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006.
6 - O cérebro adolescente, questões psicológicas e relações sociais II
Drogadição, autoagressão, suicídio.
Dr. Miguel Ângelo Boarati.
Ementa:
Segundo dados da OMS cerca de 20% das crianças e adolescentes sofrem de um ou mais transtornos mentais, a maioria das vezes sem o diagnóstico e tratamento adequado. Os transtornos mentais são responsáveis por diferentes prejuízos no desenvolvimento das habilidades, competências do indivíduo, na realização de suas capacidades, gerando sofrimento para o indivíduo, família e sociedade.
Dentre as principais questões psicopatológicas na adolescência estão os problemas emocionais, comportamentais que levam ao risco de drogadição, auto lesivos e o suicídio.
A aula se propõe a apresentar as principais características dessas condições patológicas, fatores de risco e proteção, aspectos diagnósticos, interferência sobre o desenvolvimento normal, além de discutir as possíveis intervenções.
Proposta da aula:
Inicialmente será focado nos aspectos da adolescência típica tratada na aula anterior e os sinais precoces de alterações psíquicas e das questões que levam o risco da drogadição, comportamentos disruptivos, auto lesivos e suicídio.
Será dado enfoque especial na influência das patologias parentais/ambientais na gênese e agravamento dessas condições
Falaremos sobre transtornos mentais de risco para essas complicações como o TDAH, transtornos do humor e de ansiedade, os transtornos comportamentais (transtorno opositor desafiante, de conduta e explosivo intermitente)
Aspectos gerais do tratamento serão tratados em cada grupo diagnóstico.
Bibliografia:
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOARATI, M. A., PANTANO, T., SCIVOLETTO, S. Psiquiatria da infância e adolescência: Cuidado multidisciplinar - HC FMUSP. Barueri: Editora Manole, 2016.
PAPALIA, D. E., OLDS, S. W., FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006.
7 - Série Shakespeare
O inconsciente profundo e as relações humanas
Rei Lear - O pai idoso e a divisão da herança
Dr. Carlos Montes
Dra. Idalina A. Souza
Ementa:
As mudanças e transformações das sociedades, têm exigido novas reflexões para que ocorram mudanças de paradigmas.
As pessoas, acima de sessenta anos, têm sido desvalorizadas em seus potenciais criativos, por si mesmos e pela sociedade, em decorrência dos dois aspectos, que se retroalimentam.
Pretende-se estudar, pela Psicologia Analítica, a forma mais adequada do aproveitamento destes potenciais, tanto quanto, pensar questões próprias desta idade, em suas diversas nuances.
Bibliografia:
BERNARDI, C. Senex-et-puer: esboço da psicologia de um arquétipo. In: MONTEIRO, Dulcinéia Da Mata Ribeiro (Org.). Puer-Senex: dinâmicas relacionais. 2ª edição, Petrópolis: Vozes, 2010.
STEIN, M. No meio da vida - uma perspectiva Junguiana. São Paulo, Editora Paulus, 2007.
VON FRANZ, M. l. A individuação nos contos de fada. São Paulo: Editora Paulus, 1985.
WHITMONT, E.C. A busca do símbolo. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.
YEOMAN, A. Agora ou na terra do nunca: Peter Pan e o mito da eterna juventude. São Paulo: Editora Cultrix, 1998
Romeu e Julieta – Ausência familiar e suicídio
Dr. Pedro Amparo
Ementa: cultura e funcionamento familiar conflituoso, e suas consequências no choque entre gerações, restrições sociais, influência em tentativas de suicídio na infância e adolescência.
Bibliografia:
SHAKESPEARE, W. Obras Completas. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1989. Pag. 295 a 354.
BOTEGA, N. J. Comportamento suicida: epidemiologia. Psicol. USP vol. 25 nº. 3 São Paulo set/dez. 2014. Disponível em:
< https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000300231&lng=pt&t lng=pt > Acesso em: 26 de maio, 2020
Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Estado do Rio Grande do Sul / Comissão da Criança e do/a Adolescente - Guia Inter setorial de 2019 Prevenção Do Comportamento Suicida Em Crianças E Adolescentes. Disponível em: < https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20190837/26173730-guia-intersetorial-de-prevencao-do-comportamento-suicida-em-criancas-e-adolescentes-2019.pdf > Acesso em: 26 de maio, 2020. (Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial).
ROMEU E JULIETA. Direção: Franco Zefirelli. Produção: John Brabourne Anthony Havelock-Allan. Itália: Paramount, 1968.
Hamlet – adultério, ciúme, vingança e dramas familiares
Prof.ª Dra. Cláudia Romcy
Ementa:
Os dramas familiares sempre fizeram parte dos relacionamentos afetivos e amorosos, principalmente no que se refere ao casal. Eles penetram com força de um furacão dentro de uma família.
Enquanto o drama não ocorre dentro dos nossos próprios núcleos familiares, alimentamos a ilusão de que esse drama é algo distante e pertencente apenas a família do vizinho.
A chegada de um drama familiar nas nossas famílias tem um poder inigualável e muitas vezes carrega um forte afeto destrutivo.
Quando não olhado, tocado e cuidado, esse afeto destrutivo, pode se perpetuar através das gerações e cristalizar emoções carregadas de mágoas, através dos membros dessa família.
Em geral, a carga de destruição de um drama familiar traz como consequência o sentimento da inveja, que surge ao ter seu núcleo destruído.
Ao passar por um drama familiar é possível nos dar conta do quão apaziguador e acolhedor é sentir a continência pertinente a esse núcleo. Ingenuamente passamos a idealizar que a vida dentro de um núcleo familiar padronizado, seja mais feliz do que em no novo núcleo familiar que surge. Dessa forma pode emergir o sentimento de inveja.
Entender ser a inveja um sentimento inerente a todos, pode nos ajudar a humanizar a nós mesmos e ao nosso olhar para as famílias que ingenuamente idealizamos.
Nesse trabalho buscarei aprofundar o sentimento de inveja que nasce de uma ausência, e consequentemente nos traz insegurança. É possível que o ciúme venha imbricado nessa insegurança, onde sentimos a falta de algo que até então nos trazia, uma certa estabilidade e desapareceu da nossa vida física e emocional.
Desenvolvo este estudo, utilizando como pano de fundo, a minha experiência clínica diante das dissoluções amorosas.
Me benefício também com o estudo de alguns casos clínicos, afim de entender de que forma o ressentimento se faz presente na dissolução do relacionamento conjugal.
É possível que ao nos debruçar sobre o sentimento de abandono, vivenciado pelo cônjuge traído, possamos entender o sentimento de posse e ciúme que aflora desse cônjuge.
Bibliografia:
BENEDITO, V. L. D. Y. Terapia de casal e família na clínica Junguiana. Teoria e prática. São Paulo: Summus, 2015.
CYRULNIK, B. De corpo e alma. A conquista do bem estar. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GUGGENBUHL-CRAIG, A. O Casamento está morto, viva o casamento! São Paulo: Símbolo, 1980.
HILLMAN, J. Estudos de Psicologia Arquetípica. Trad. Dr. Pedro Ratis e Silva. Rio de Janeiro: Achiamé, 1981.
JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. In: Obras Completas de C. G. Jung. Vol. VII/II. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. In.: Obras Completas de C. G. Jung. Vol. IX/I. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
Othelo - Ciúme, inveja e enlouquecimento
Joel Giglio e Zula Giglio
Professores:
Dra. Idalina A. Souza
Psicóloga Analista Junguiana
Coordenadora do Instituto Ânima de Estudos Junguianos Analista de Adultos - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas - IPAC Analista de Crianças e Adolescentes -C G Jung Institute/Küsnacht-Zurique Instructor para Conferências e Seminários no C G Jung Institute/Zurique Supervisora trainee no C G Jung Institute/Zurique Membro do C G JUNG INSTITUTE, IPAC, AJB e IAAP Membro associado da SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência Membro da International Association for the Study of Dreams.
Prof.º Me. Roger de Lucca.
Psicólogo Clínico; Especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Ânima de Estudos Junguianos;
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual da FCLAR/ UNESP Araraquara;
Docente do Curso de Psicologia das Faculdades ITES de Taquaritinga;
Docente do curso de Especialização em Psicologia Analítica do Instituto Ânima de Estudos Junguianos.
Prof.ª Ma. Miriam Lúcia Barreto
Graduada e Pós-graduada pela USP
Psicoterapeuta Junguiana
Docente da Universidade Paulista (docente nas disciplinas: Técnicas de Observação e Entrevista / Técnicas de Investigação de Personalidade - Psicodiagnóstico do Rorschach, HTP, CAT, TAT)
Supervisora no estágio de Psicodiagnóstico
Artista de mandalas
Facilitadora de workshops de mandalas e psicologia
Orientadora de Grupos de estudos em Psicologia Analítica
Prof.ª Ma. Andréa Vistué
CRP06/38208-1
Candidata analista pelo IPAC,
Mestre em Psicologia e Construção do Conhecimento, Especialista em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico; Psicoterapeuta e Supervisora Clínica de orientação Analítica
- CRP 06/38208-1;
Professora e supervisora clínica universitária, professora de Pós-graduação em Psicologia Analítica na OPUS, na FACIS, Instituto Freedom; e IAAP de Portugal. Palestrante, Coordenadora de grupos de estudos de Psicologia Analítica e Mitologias; fundadora e Diretora do Instituto Casa Jatobá: Psicologia, Arte, Cultura e Pesquisa; e da
Clinica Social da Casa Jatobá.
Prof.ª Lya Bueno da Rocha e Silva
Psicóloga Clínica pela PUC Campinas
Especialialização em Psicologia Analítica - Unicamp
Especialização em Neuropsicologia aplicada à neurologia Infantil- Unicamp
Analista Junguiana e membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas
(IPAC), Associação Junguiana do Brasil (AJB) e International Association for
Analytical Psychology (IAAP)
Integrante do Departamento de Psicoterapia Infantil e do Adolescente da Associação
Junguiana do Brasil, AJB
Dr. Miguel Angelo Boarati
Psiquiatra da Infância e Adolescência
Curso de Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São (FMRP-USP) graduado no ano de 1995.
Residência médica em psiquiatria pela FMRP-USP
Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HCFMUSP)
Dr. Carlos Eduardo Montes Netto
Juiz de Direito da 2 Vara Cível da Comarca de Ibitinga, mestre em direitos coletivos pela UNAERP e professor de cursos de graduação da UNIP (Campus Araraquara) e UNAERP.
Prof.º Dr. Pedro Henrique Mendes Amparo
Médico Psiquiatra com Graduação e Residência Médica na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Trabalha em clínica particular com psiquiatria clínica e psicoterapia baseado na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.
Diretor Técnico do Centro Integrado de Atenção Psiquiátrica Valinhos, trabalha com pacientes em regime de Hospital Dia.
Professor convidado no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria - F.C.M. UNICAMP, desde agosto de 1998, no Curso de Especialização em Psicologia Analítica (Extensão Universitária), ministrando aulas de Psicopatologia.
Professor convidado nos Cursos Avançados em Psicologia Analítica, desde 2019, no Instituto Ânima de Estudos Junguianos em Ribeirão Preto.
Prof.ª Dra. Cláudia Romcy
Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.
Graduada em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Escritora coautora em cinco volumes dos livros da Coleção Nós Mulheres.
Trabalhou dois anos na ONG Novos Horizontes com atendimento voltado para as meninas da Fundação Casa.
Psicóloga clínica no consultório particular e atendimento voluntário.
Trabalha com as técnicas da arte-terapia e do Sandplay no consultório com crianças, jovens e adultos.
Participa do grupo de estudo sobre adolescência ministrada pela professora Junguiana Santina Rodrigues.
Analista em formação pelo Instituto Junguiano da São Paulo - IJUSP
Investimento e inscrições:
10 parcelas de R$ 170,00 no boleto bancário.
15% de desconto para alunos e ex-alunos do Instituto Ânima.
5% de desconto para pagamento total do curso.
Encaminhar nome completo e telefone para: contato@animaestudosjunguianos.com.br
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