Nise

Nise - O Coração da Loucura

2016

Nise - O Coração da Loucura é um filme brasileiro longa metragem de 2016 dirigido por Roberto Berliner. Resultado de 13 anos de ampla pesquisa, é baseado em um momento da vida da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil. Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura.

A doutora Nise se comunicava por cartas com Jung, que ficou admirado com o trabalho realizado pela psiquiatra alagoana, ela também se tornou, tempos depois, referência para a psicologia analítica no Brasil. Toda a produção de mandalas foi matéria-prima para o reconhecimento de Jung sobre a relação entre inconsciente e vida simbólica.

Assim, o filme Nise – O Coração da Loucura leva os espectadores ao riso e ao pranto, a raiva e a emoção com uma facilidade extrema, mas sem perder a sensibilidade e a profundidade, pois conta como um olhar humanizado e atitudes de pessoas com coragem possuem o poder de transformar vidas. Nise foi uma mulher visionária e realista, pois foi capaz de ser agente de mudanças, além de demonstrar sua firmeza como médica psiquiatra humanista. Um filme para todos os sãos de corações loucos, que sentem com ânimo e que colocam fé na cura de todo e qualquer ser humano.

No filme são registrados, em linhas gerais os aspectos fundamentais da Obra de Nise da Silveira, mas, sem estabelecer “conclusões” o filme é um convite para conhecer mais de sua vida, obra e desenvolvimentos – como o Museu Imagens do Inconsciente e a casa das palmeiras. Não é possível ver o filme sem sentir um orgulho da Nise da Silveira, do que ela representa na Saúde mental e para psicologia junguiana.

Faça já sua inscrição

voltar
Fale Conosco

Tire dúvidas ou se cadastre para receber textos, vídeos e outros materiais gratuitos:

Como chegar

Avenida Cândido Pereira Lima, 900 Ribeirão Preto -São Paulo

Ou clique no link abaixo e veja a melhor rota no Google Maps para visitar o Instituto: